Após Maduro elogiar Lula, embaixador da Venezuela anuncia volta ao Brasil

Nesta quarta-feira (13), o embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, consultado pelo presidente Nicolás Maduro no final de outubro, anunciou que retornará ao Brasil. Em vídeo publicado pelas redes sociais da embaixada venezuelana, Vadell disse que estaria retornando à Brasília nesta semana.

O anúncio da volta de Vadell ocorre dois dias após Maduro elogiar uma declaração de Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que o brasileiro fez uma “reflexão sábia” ao afirmar que não pode questionar a decisão da Suprema Corte da Venezuela. Os dois países estavam em conflito após o Itamaraty não reconhecer o resultado das eleições, que favoreceu a reeleição de Nicolás Maduro.

O retorno de Vadell sinaliza, portanto, a disposição de Caracas de normalizar as relações diplomáticas entre os países. A convocação do embaixador foi o ponto alto de uma tensão diplomática entre Venezuela e Brasil. O clima

A temperatura nas relações, no entanto, baixou nos últimos dias, depois que Lula afirmou que o governo brasileiro não deveria interferir em assuntos internos de outros países.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução