G20: pela primeira vez, agentes da PRF usarão câmeras no uniforme

Nesta quarta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou que os agentes portarão câmeras corporais nos uniformes pela primeira vez. A medida faz parte de uma fase de testes implementada para monitorar o esquema de escolta de autoridades durante a cúpula do G-20, que será realizada entre os dias 18 e 19, no Museu de Arte Moderna. Segundo o porta-voz da PRF, José Hélio, a ação tem o objetivo de aprimorar o monitoramento das operações e subsidiar estudos para uma futura implementação em larga escala.

“O G20 já vai servir como teste para o uso dessas câmeras. Elas estarão acopladas ao cinto dos agentes. Todas as equipes de batedores terão câmeras corporais, o que permitirá o georreferenciamento em tempo real. Assim, conseguiremos, além das imagens, saber exatamente onde as escoltas estarão passando”, afirmou o porta-voz.

Para as operações de escolta durante o evento, a PRF disponibilizou 430 batedores. Do total, 400 agentes atuarão diretamente nas ruas com motocicletas, enquanto outros 30 coordenarão as equipes a partir das centrais de escolta, instaladas no Centro de Operações Rio (COR) e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Os equipamentos foram doados foram doadas pela Embaixada Americana em janeiro deste ano. A PRF recebeu cerca de 200 unidades de câmeras e vem conduzindo procedimentos de teste e adaptação para o uso delas nas operações.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação