Jornal britânico ‘The Guardian’ abandona X  devido ao ‘conteúdo frequentemente perturbador promovido na plataforma’

O jornal britânico The Guardian anunciou, nesta quarta-feira (13), que deixará de publicar seus artigos na rede social X, antigo Twitter, devido ao “conteúdo frequentemente perturbador promovido ou encontrado na plataforma”. A decisão foi tomada após uma avaliação dos impactos negativos da rede, que superaram os benefícios para o jornalismo da instituição. A conta principal do veículo na rede conta com 10,8 milhões de seguidores.

“Acreditamos que os benefícios de estar no X agora são superados pelos negativos e que os recursos poderiam ser melhor usados ​​promovendo nosso jornalismo em outros lugares”, afirmou o comunicado.

O jornal destacou ainda que as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que culminaram com a eleição de Donald Trump, influenciaram de forma significativa essa decisão. Embora o The Guardian tenha decidido parar de publicar na rede social, os usuários do X poderão continuar compartilhando seus artigos. Além disso, os repórteres do jornal seguirão utilizando a plataforma para coleta de informações e, ocasionalmente, o conteúdo do X poderá ser incorporado nas páginas do jornal.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução