Geraldo Alckmin diz que redução da escala 6×1 ‘é tendência no mundo inteiro’
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), comentou nesta terça-feira (12) sobre a proposta de redução da escala 6×1 para quatro dias semanais. De acordo com Alckmin, a diminuição da carga horária é uma “tendência no mundo inteiro”, especialmente com os avanços tecnológicos que permitem a realização de mais tarefas com menos pessoas.
“Isso não foi ainda discutido [no governo federal], mas acho que é uma tendência no mundo inteiro. À medida que a tecnologia avança, você pode fazer mais com menos pessoas, e ter uma jornada menor”, afirmou em coletiva de imprensa durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, Azerbaijão. Alckmin destacou que a discussão sobre a mudança da jornada de trabalho “cabe à sociedade e ao Parlamento”.
A proposta, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSol-SP), busca reduzir a jornada de trabalho no Brasil para 36 horas semanais, com a introdução de um modelo de quatro dias de trabalho e três de descanso. O movimento, que recebeu forte apoio nas redes sociais, ainda precisa de um número mínimo de assinaturas de deputados para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Até a noite de segunda-feira (11), 134 assinaturas haviam sido coletadas, faltando apenas 37 para alcançar o número mínimo de 171.
A PEC também prevê que a carga horária diária seja limitada a oito horas, podendo ser ajustada por meio de acordos ou convenções coletivas de trabalho. O movimento, batizado “Vida Além do Trabalho”, já coletou mais de 1,6 milhão de assinaturas de apoio popular.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil