Lula retoma reunião para definir corte de gastos nesta sexta-feira (08)
Nesta sexta-feira (08), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma o debate sobre o corte de gastos com os ministros às 14h. Segundo a assessoria do Ministério da Fazenda, o ministro Fernando Haddad cancelou a viagem para São Paulo prevista para a noite desta quinta (7), para permanecer em Brasília e conduzir a reunião.
A reunião desta quinta começou por volta das 9h30 e foi suspensa para o almoço. O presidente e os ministros retomaram o encontro por volta das 16h45 e interromperam as discussões por volta das 18h.
Inicialmente, o pacote de corte de gastos obrigatórios estava previsto para ser concluído nesta quinta-feira. O ministro Haddad tinha informado que as medidas poderiam ser anunciadas hoje, após uma reunião de Lula com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apresentar as medidas a serem enviadas ao Congresso.
Ainda na quarta-feira (06), Haddad afirmou que as conversas estavam quase concluídas, faltando apenas a discussão de alguns “detalhes”. Mesmo com um dia inteiro de discussões, no entanto, não foi suficiente para finalizar o pacote de corte de gastos. Embora ainda esteja em discussão, o ministro Haddad antecipou à imprensa durante a semana que o pacote de ajuste fiscal será composto de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de um projeto de lei complementar.
Além disso, pode haver um “pente-fino” no Benefício de Prestação Continuada (BPC), uma vez que a despesa com o programa tem registrado uma elevação expressiva. O corte poderia gerar uma economia de de R$ 6,4 bi em 2025.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Ricardo Stuckert