Estudantes da rede estadual da Baixada Fluminense poderão participar de aulões preparatórios para o Enem, nesta sexta (8)
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá neste domingo (10/11), e grande parte dos estudantes da rede estadual vão fazer a avaliação que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. A fim de preparar os alunos para este momento importante, a Secretaria de Estado de Educação e a Universidade Estácio de Sá irão promover um aulão, que acontecerá dia (8/11), nas sedes da Estácio, em Nova Iguaçu, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A iniciativa tem o objetivo de reforçar os conhecimentos adquiridos e de preparar ainda mais os alunos para o exame nacional.
O evento contará com aulas de diversas disciplinas, ministradas por professores especializados que fazem parte do Projeto Bruninho. A expectativa é de que 1000 estudantes de escolas públicas da baixada participem da ação.
Durante os dias do Enem, os alunos terão também descontos em transporte para facilitar a chegada aos locais de prova por meio da ação “Carona Estácio” em todo Brasil.  A instituição vai oferecer um cupom de 15 reais que pode ser utilizado para facilitar o deslocamento, via Uber, até o local de aplicação. Dependendo da distância, a viagem pode até sair de graça. Para resgatar o cupom, basta se cadastrar no site da campanha: https://estacio.br/carona-estacio. Após o registro na plataforma, será liberado um cupom por CPF. A quantidade é limitada e o vouchers estarão ativos a partir das 10h, perdendo a validade às 21h do dia 10/11.
Parceria também preparou para nota máxima na redação
Desde o início do segundo semestre deste ano, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e a Universidade Estácio de Sá prepararam os estudantes para terem bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa possibilitou que alunos do Ensino Médio da rede participassem do projeto ‘Redação 1000’, um workshop que trouxe dicas de como realizar uma produção de texto coerente com os modelos da avaliação nacional.
 As atividades contavam também com apoio para escolha vocacional, oficinas e minicursos sobre diversas carreiras, além de iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento técnico e pedagógico dos educadores.
— Foi importante para treinar e exercitar a escrita dissertativa-argumentativa, pois isso me trouxe auxílio e prática na atividade de escrever uma boa redação — disse o estudante, Vitor Paula, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Castellnuovo, do Leblon, Zona Sul do Rio, que participou deste treinamento.
Além disso, durante todo este ano letivo de 2024, o projeto “Educação do Amanhã”, da Secretaria de Educação, ofereceu para os alunos do Ensino Médio uma seleção de livros que ajudaram a ampliar a compreensão sobre temas diversos. Dentre as obras entregues, inclusive, “A Valorização da Herança Africana no Brasil”, tema da redação deste ano.
— Essas obras incentivaram uma leitura crítica sobre diversidade, identidade e história. A redação tem um peso muito grande na nota final do Enem.  Quem lê bastante, se sai melhor na redação. Queremos que os nossos alunos estejam, cada vez mais realizando seus sonhos, em universidades públicas e privadas — afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Fotos: Divulgação Seeduc-RJ