Olaf Sholz anuncia novo ministro das finanças, Jörg Kukies
O chanceler alemão Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), nomeou Jörg Kukies como novo ministro das Finanças nesta quinta-feira (7), após demitir Christian Lindner, do Partido Liberal (FDP). A saída de Lindner, anunciada na quarta-feira (6), levou ao colapso da coalizão de governo e abre caminho para eleições antecipadas, previstas para o início de 2025.
Kukies, é um importante assessor do chanceler alemão, Olaf Scholz, e atualmente secretário de Estado na chancelaria, assumirá a pasta das finanças do governo minoritário de social-democratas e verdes após o colapso da antiga coalizão com a expulsão dos liberais.
Jörg Kukies vai substituir no cargo o presidente do Partido Liberal (FDP), Christian Lindner, que foi demitido na véspera por Scholz com o argumento da perda de confiança no seu ministro das Finanças e da falta de vontade de encontrar compromissos para salvar uma coalizão que já se mostrava inviável para chegar às eleições gerais que seriam realizadas em 28 de setembro de 2025.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução