César Oiticica inaugura exposição no Paço Imperial nesta quarta (13) em celebração aos 70 anos do Grupo Frente
César Oiticica, único artista vivo do Grupo Frente, vai inaugurar na próximo quarta (13), a exposição “Frente a Frente”, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a mostra reúne 20 obras inéditas ou que estavam há muito tempo fora da vista do público, a maior parte delas criadas durante o período em que Oiticica foi integrante do grupo, que foi fundamental para o movimento construtivo no Brasil.
Fundado em 1954 por Ivan Serpa, o Grupo Frente marcou a arte brasileira e teve a participação de artistas renomados como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape e Abraham Palatnik. Oiticica, com apenas 16 anos, foi o membro mais jovem a ingressar no grupo.
A exposição traz, além das obras de sua juventude, também relevos espaciais criados recentemente, que representam uma nova fase da obra de Oiticica. Esses trabalhos tridimensionais são feitos em tons solares, como amarelos, vermelhos e laranjas, e foram produzidos a partir de 2015, após Oiticica retornar à sua produção artística, depois de quase 50 anos atuando como arquiteto em Manaus.
Oiticica, que foi diretor da Companhia de Habitação do Amazonas (COHAB-AM) e atuou no Projeto Hélio Oiticica, vai compartilhar com o público um panorama de sua carreira, que, como o Grupo Frente, influenciou profundamente a arte moderna brasileira.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação