Gabriel Bortoleto é confirmado e Brasil volta a ter representante na fórmula 1 após sete anos

O brasileiro Gabriel Bortoleto foi confirmado pela Sauber como piloto titular e vai disputar a Fórmula 1 no ano que vem ao lado do alemão Nico Hülkenberg. O anúncio quebra o jejum de sete anos do Brasil, que não tinha representante desde a saída de Felipe Massa do grid.

Com apenas 20 anos, Bortoleto é o líder da Fórmula 2 e atual campeão da Fórmula 3. Ele faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren e a carreira dele é gerenciada pela A14, uma empresa fundada pelo bicampeão mundial Fernando Alonso. A companhia já lançou para a F1 nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri.

Desde julho, o piloto passou a ser especulado para o segundo assento da Sauber na temporada de 2025 da F1, o que ganhou ainda mais força nos dias que sucederam o GP de São Paulo deste ano.

“Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não de todo o esporte. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra. Meu objetivo é crescer com este projeto ambicioso e alcançar o topo do automobilismo”, afirmou o piloto.

O jovem paulistano foi elogiado pelo atual líder da Fórmula 1, Max Verstappen, e ainda pelo jogador Neymar, que postou uma mensagem de boa sorte ao piloto.

Estou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolver jovens talentos, e estou confiante de que juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, completou.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Getty Images