Netflix é alvo de investigação por suspeitas de fraude fiscal e trabalho clandestino na Europa
Na manhã desta terça-feira (5), os escritórios da Netflix em Paris e Amsterdã foram alvo de buscas em uma investigação sobre suspeitas de fraude fiscal e trabalho clandestino. A informação foi confirmada por uma fonte judicial à agência de notícias AFP. A sede da Netflix na Europa, Oriente Médio e África, está localizada em Amsterdã, enquanto a investigação envolve a Netflix França, que já enfrentava auditorias fiscais referentes aos anos de 2019 a 2021.
As buscas são parte de uma investigação que começou em novembro de 2022, focada na “ocultação de fraude fiscal agravada e trabalho clandestino”. As autoridades financeiras da França e da Holanda estão colaborando no caso, A Procuradoria Nacional de Finanças da França havia iniciado uma investigação preliminar por lavagem de dinheiro e organização criminosa relacionada à empresa.
Um porta-voz da Netflix afirmou em 2023 que a empresa cumpre as regras fiscais em todos os países onde atua.
No entanto, de acordo com informações do veículo francês La Lettre A, até 2021, a Netflix minimizou sua tributação ao declarar receitas na Holanda, apesar de seus clientes estarem na França. Entre 2019 e 202, a empresa pagou apenas 981.000 euros em impostos sobre os lucros, um valor considerado baixo em relação ao número de assinantes, que chegou a 7 milhões na França.
A situação atual da Netflix é forte, com mais de 282 milhões de assinantes globalmente e receitas de US$ 9,82 bilhões no terceiro trimestre de 2024, embora as autoridades fiscais estejam investigando se a empresa continuou minimizando seus lucros de forma abusiva.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus