EUA: Após chamar apoiadores de Trump de ‘lixo’, Biden é orientado a ‘ficar em silêncio’ até fim da eleição

Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter dito que os apoiadores de Donald Trump eram “lixo”, ele foi orientado a não dar declarações até o fim das eleições, nesta terça-feira (5).

Segundo o observador-chefe da Casa Branca, Fernando Hessel, analistas apontam que qualquer outra declaração parecida, considerada “desastrosa” e “infeliz”, poderia prejudicar a campanha da democrata Kamala Harris.

Vale ressaltar que a votação nos Estados Unidos é indireta, ou seja, nenhum dos eleitores votará hoje diretamente nos candidatos. Já que a disputa presidencial não é definida apenas no voto popular, mas no sistema conhecido como Colégio Eleitoral. Nesse sistema, o candidato vencedor em cada estado, bem como no Distrito de Colúmbia — onde fica a capital, Washington — recebe os votos aos quais cada estado tem direito dentro do Colégio Eleitoral, ou seja “the winner takes all”, no qual “o vencedor leva tudo”. Nesse caso, todos os votos dos delegados do estado.

O colégio eleitoral é formado por 538 delegados. Para vencer, é preciso conquistar 270 votos. As pesquisas mais recentes confirmam um resultado totalmente imprevisível.

Créditos da imagem: Redes Sociais

Escrito por: Rafael Ajooz