Prefeitura do Rio lança Plano Verão 2024/2025 com R$ 3,3 bilhões em investimentos para enfrentar chuvas e calor
Desde 2021, a cidade do Rio de Janeiro implementou 488 ações para prevenção, manutenção, resposta emergencial e aquisição de tecnologias para lidar com os impactos climáticos. Na apresentação do Plano Verão 2024/2025, realizada nesta segunda-feira (04/11), a Prefeitura detalhou o investimento recorde de R$ 3,3 bilhões destinados ao preparo da cidade para o período de fortes chuvas e calor intenso. O plano visa aumentar a resiliência urbana e a segurança dos cariocas frente aos desafios climáticos.
Com a participação de 36 órgãos, secretarias, empresas públicas e subprefeituras, o plano inclui obras de contenção de encostas, drenagem e melhorias de infraestrutura urbana. Entre as medidas preventivas, destacam-se a poda de árvores, desassoreamento de rios, limpeza de galerias pluviais e implantação de novas tecnologias de monitoramento meteorológico. Foram anunciadas também obras em áreas vulneráveis, como Jardim Maravilha, Acari, Realengo e Bacia do Canal do Mangue, para minimizar riscos de inundações.
— Mais que prestar contas, é um alerta à população para o período de eventos climáticos fortes que causam transtornos e podem ser letais. Desde 2010, com a criação do Centro de Operações Rio, temos trabalhado para reduzir os impactos das chuvas, mas isso exige também a colaboração dos cariocas, especialmente os mais vulneráveis em áreas de risco — afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante coletiva no COR.
Foto: Marcus de Paula – Divulgação/Prefeitura do Rio