Lula discursa sobre crescimento de inscritos no Enem: ‘Compromisso com o futuro’
Neste domingo (03), durante uma visita à sala de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) montada pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a notícia que houve um crescimento de 10% no número de inscritos confirmados. Ao todo, houve mais de 4,4 milhões de confirmações, sendo mais de 3 milhões de jovens até 20 anos, o que representa um aumento de 27% em relação a 2022, último ano do governo de Bolsonaro.
“Nós tivemos um aumento comparado com 2022 e agora, no segundo ano do governo do presidente Lula, um aumento de aproximadamente 27% a mais de alunos inscritos confirmados para o Enem 2024. Temos toda as faixas etárias, mais de 60% são mulheres, e a grande maioria são jovens”, declarou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Na ocasião, Lula afirmou que o aumento de inscritos representa o compromisso da juventude com o futuro.
“Mostra que a juventude está assumindo o compromisso com o seu futuro e com o futuro do seu país, porque se tudo der certo na Educação, tudo vai dar certo no emprego, tudo vai dar certo na vida das pessoas”, declarou o presidente.
Ele também defendeu que a educação pode trazer a independência.
“A educação é um símbolo de independência, de homem e de mulher. Do homem porque ele vai ter uma profissão vai poder ganhar mais, vai poder cuidar da sua família, vai poder viver mais dignamente. Da mulher porque a profissão, ela significa independência. A mulher não precisa se sujeitar a chatice de ninguém”, disse.
Neste domingo, os alunos realizaram as provas de Linguagem, Ciências Humanas e Redação. A segunda fase do exame está marcada para o próximo domingo (10).
Por: Ágatha Araújo
Foto: Ricardo Stuckert