Enem: questão com música do Caetano Veloso pode ter duas respostas
Uma questão da prova de linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste domingo (03), gerou debate entre os docentes, que acreditam que ela apresentou duas respostas válidas.
O texto da questão 33 da prova VERDE 🟢 (20 da AZUL🔵, 8 da BRANCA⚪ e 45 da AMARELA🟡) aborda o uso reiterado da palavra “coisa” em uma crônica, com referências intertextuais a músicas de Caetano Veloso e, segundo professores, duas respostas são aceitáveis por causa da repetição dessa palavra.
Na crônica, a autora Tati Bernardi utiliza a palavra “coisa” repetidas vezes, explorando os inúmeros significados que ela pode empregar, incluindo cognatos (palavras que têm etimologicamente uma origem comum), como “coisar” e “coisinha”. A opção que indica a reiteração é a C.
Contudo, a escritora também faz uso da intertextualidade, referenciando as canções “Qualquer Coisa”, “Sampa”, “Lindeza” e “Samba de Verão”, de Caetano Veloso, o que está indicado na alternativa A.
Por isso, o professor sugere que, devido à redação ambígua das alternativas, ambas as respostas (A e C) são possíveis.
“O gabarito oficial provavelmente apontará a alternativa A (intertextualidade), mas, dada a estrutura da questão, a opção C também seria aceitável. Isso abre margem para o Inep considerar a anulação da questão ou aceitar um duplo gabarito”,diz o professor do Anglo Eduardo Calbucci.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução