Pólio: a partir desta segunda (04) não haverá mais vacina em gotinhas
Conforme anunciou o Ministério da Saúde em setembro, as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, serão substituídas por apenas uma dose injetável de vacina inativada poliomielite (VIP). A mudança entra em vigor a partir desta segunda-feira (04).
De acordo com a pasta, a decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
A substituição das doses no país foi autorizada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por conter o vírus enfraquecido, a partir de agora, a vacina da gotinha só precisará ser utilizada para controle de surtos como ocorre na Faixa de Gaza, no Oriente Médio, por exemplo.
A Vacina Oral Poliomielite (VOP), também chamada de gotinha ou vacina Sabin, por ter sido desenvolvida pelo microbiologista Albert Sabin na década de 1950, é a mais utilizada contra o vírus. Pela facilidade de aplicação, o imunizante conseguiu atingir altas coberturas pelo mundo, eliminando o vírus de diversos países.
Com a aposentadoria da vacina oral, despede-se também a personagem do Zé Gotinha, criada pelo artista plástico Darlan Rosa para estimular a vacinação infantil. Com a VOPb deixando de ser utilizada, o esquema vacinal com o imunizante injetável será definido desta maneira:
- 2 meses – 1ª dose
- 4 meses – 2ª dose
- 6 meses – 3ª dose
- 15 meses – dose de reforço
Por: Ágatha Araújo
Foto: Agência Brasil