Enem 2024: Primeira prova acontece neste domingo (3); Inep exige identificação válida dos participantes
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem estar atentos às exigências de documentação para a realização das provas, que ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é obrigatória a apresentação de um documento válido com foto no local indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição. Podem ser aceitos documentos impressos ou digitais, como a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros.
Os candidatos têm a opção de apresentar documentos digitais por meio de aplicativos oficiais, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a CNH digital ou através do app Gov.br, na seção “Meus Documentos”. É importante que os participantes verifiquem a atualização e o funcionamento dos aplicativos antes da prova para evitar contratempos.
Segundo o Inep, para candidatos brasileiros, serão aceitos os seguintes documentos: identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas e conselhos de classes, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e documentos digitais com foto (CNH digital, e-título, RG digital e Carteira de Identidade Nacional [CIN] digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Já para os candidatos estrangeiros, serão aceitos: passaporte, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório e Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por país membro ou associado ao Mercosul.
Não serão aceitos: cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, boletim de ocorrência policial, carteira de estudante, certificado de reservista, certidões de nascimento e de casamento, título eleitoral, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional, documentos digitais apresentados fora de seus aplicativos oficiais e documentos estrangeiros não listados em acordo do Mercosul.
Uma mudança significativa para esta edição é que o boletim de ocorrência (B.O.) não será mais aceito em caso de perda de documentos físicos; em vez disso, será necessário apresentar uma versão digital do documento ou outro documento de identidade válido. Cópias, fotos ou documentos danificados não serão aceitos.
Os portões de acesso aos locais de aplicação abrirão às 12h e fecharão às 13h, com o início das provas programado para as 13h30. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia e cinco horas no segundo dia, com possibilidade de tempo adicional para aqueles que tiveram o pedido aprovado.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus
Contém informações da Agência Brasil