‘Minha Favela’: evento gratuito em parceria com Santuário Cristo Redentor, será realizado na próxima segunda-feira (4)
O Complexo do Alemão, uma das maiores comunidades da América Latina, na Zona Norte do Rio de Janeiro, elaborou uma programação especial para o Dia da Favela. O evento combina assistência social, inovação, cultural local e sustentabilidade. “Minha Favela”, será realizada na próxima segunda-feira (4), das 10h às 21h30, no Campo do Sargento, e conta com o apoio do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que há 13 anos promove ações voltadas para a cidadania e inclusão social.
O propósito do “Minha Favela” é proporcionar serviços gratuitos e indispensáveis aos moradores do complexo. Das 10h às 15h. Dentre as atividades, serviços de emissão de documentos serão oferecidos. Certidões de nascimento, matrimônio e morte, dispensa para a carteira de identidade e instruções sobre saúde, concentrando-se na prevenção de enfermidades como diabetes e pressão alta. Além disso, cortes de cabelo, tratamentos de beleza e atividades de sustentabilidade, que incluem a reciclagem também fazem parte da programação.
A partir das 16h, a cultura assume a festa, com performances dos DJs Thamy, Daniel e Zulu, além de performances de ballet e break do Projeto ViDançar e de passinho do coletivo Os Quebradeiras, evidenciando a variedade artística da comunidade. Também acontecerá o bate-papo “Mulheres Fortes”, que contará com a presença da influenciadora digital Luane Dias, da psicóloga Glorita Cajaty e da empresária da comunidade Marcia Gama. A programação noturna inicia-se com uma Missa, conduzida pelo reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar, seguida de uma roda de samba, conduzida pelo sacerdote e pelos intérpretes Nandinho e Robinho.
No encerramento do evento “Minha Favela”, mulheres da comunidade vão apertar um botão, num gesto simbólico, no Complexo do Alemão, e o monumento ao Cristo Redentor será iluminado em verde, simbolizando o Desenvolvimento Sustentável e a origem da palavra “favela”, que é derivada do nome de uma planta encontrada na região Nordeste do Brasil e que foi atribuída a um conjunto de moradias informais no século XX.
SERVIÇO:
Evento “Minha Favela”, no Complexo do Alemão, em celebração ao Dia da Favela Data: 4 de novembro de 2024
Horário: Das 10h às 21h30
Local: Campo do Sargento (Endereço: Rua O Garimpeiro, 827 – Inhaúma)
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução