Tecnologia aplicada em hospital da UFF usa óculos de realidade virtual para tratamento emocional em pacientes

Pacientes hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), estão aplicando um novo recurso terapêutico: óculos de realidade virtual. A tecnologia, que foi implementada como um instrumento para promover a recuperação física e cognitiva, também é empregada para aprimorar o bem-estar emocional dos pacientes e até para auxiliar no controle da dor. 

De acordo com o fisioterapeuta Bruno Soares, responsável pela implementação da terapia, a realidade virtual pode ser ativa, envolvendo o paciente em atividades interativas, como a gameterapia, ou passiva, onde o paciente assiste a vídeos tranquilizantes. Com esse recurso, ajuda o paciente a se envolver na terapia, desempenhando um papel disruptivo de tirar ele do ambiente hospitalar e trazê-lo para um ambiente onde ele se sinta mais confortável. 

A equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, avalia os pacientes para determinar as necessidades específicas de cada um. De acordo com o gerente de ensino e pesquisa do Huap-UFF/Ebserh, Beni Olei, “Enxergamos inúmeras possibilidades de uso, e o esforço agora tem sido concentrado em proporcionar uma experiência que ajude a enfrentar as dificuldades de uma internação prolongada. Paralelamente, estamos desenvolvendo conteúdo com unidades acadêmicas para que essas ferramentas também sejam incorporadas no ensino e na assistência”. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução