Azia é queixa mais comum em 50% da população brasileira. Mudança de hábitos e estilo de vida saudável previnem desconforto

O sintoma da azia mais comum é a sensação desconfortável de queimação na região do peito ou na parte superior do estômago. E, ela é a queixa mais comum em 50% da população brasileira. Na maioria dos casos, a causa é uma dieta ricas em gorduras. Quando recorrente, é necessário uma investigação pois pode indicar um refluxo gastroesofágico.
Normalmente, a mudança de hábitos soluciona o problema. Mas é sempre válido se submeter a uma avaliação médica, principalmente em casos mais graves. A automedicação não é recomendada.
“Pode ser até que a pessoa seja mais sensível ao próprio ácido estomacal. Nesse caso, a azia será incomodativa, mas aparecerá só de forma ocasional”, explica Luiz Ernesto de Almeida Troncon, professor titular do Departamento de Clínica Médica – Gastroenterologia, da FMRP-USP. “Quando a sensação é muito frequente e intensa, pode estar associada a uma lesão orgânica, em geral, no esôfago, mas pode ser também nos brônquios, pulmão, ouvido e até nos dentes”, acrescenta.
Para uma mudança efetiva, adotar um estilo de vida saudável é necessário. Praticar exercícios e ter uma alimentação balanceada pode ser a chave para resolver os problemas com a azia.
Foto: Reprodução
veja mais sobre
- Antes de se tornar o novo problema do ChatGPT, famoso Studio Ghibli ganhou dois Oscars 6 de abril de 2025
- Casos de câncer colorretal devem aumentar 21% no Brasil até 2040 6 de abril de 2025
- Estudo alerta que chicletes liberam microplásticos na boca 6 de abril de 2025
Pesquise
EDITORIAS
- Brasil (3.722)
- Entretenimento (3.470)
- Esportes (2.694)
- Mundo (2.297)
- Principal (10.781)
- Rio de Janeiro (3.700)
- Saúde e Bem-estar (1.321)
- Tecnologia (47)
- Transporte e mobilidade (1.367)