Caso Marielle: Arrependimento de réus é classificado como ‘farsa’ por promotores
Durante o julgamento dos réus Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, envolvidos no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro manifestaram ceticismo em relação ao arrependimento demonstrado pelos réus. O promotor Eduardo Martins questionou a sinceridade do lamento, insinuando que o arrependimento parecia ser uma estratégia para obter vantagens em troca de informações.
“Que arrependimento é esse com algo em troca? Vocês já pediram perdão a alguém e disseram: ‘quero seu perdão se me derem algo em troca’? Eles não vieram se arrepender, mas pediram algo em troca para falar o que disseram,” afirmou Martins, reforçando a ideia de que os réus, anteriormente, negaram todas as acusações. “Até ontem, os dois estavam aqui negando todas as imputações. Que arrependimento é esse que pede algo em troca?”
Em sua argumentação, Martins apresentou evidências, incluindo pesquisas feitas pelos réus sobre o trajeto de Marielle antes do crime. O promotor Fábio Vieira, por sua vez, classificou os ex-policiais militares de “sociopatas” e desconsiderou o arrependimento deles como uma “farsa.”
“O que vocês viram ontem no interrogatório foi uma farsa. Eles não estão com sentimento de arrependimento, mas com uma tristeza por terem sido pegos. Isso só aconteceu quando as provas chegaram à conclusão de que eles eram os executores. Não havia como eles fugirem disso,” declarou Vieira. Ele acrescentou que a confissão dos réus não é verdadeira, mas uma tentativa de conseguir benefícios. “Isso é uma característica do sociopata. Ele não tem emoção, não tem empatia”
O assassinato de Marielle Franco ocorreu em 14 de março de 2018, quando a vereadora retornava de um evento na Casa das Pretas, no centro do Rio, acompanhada pela assessora Fernanda Chaves e o motorista Anderson. Elas foram alvejadas por treze tiros enquanto passavam pelo bairro do Estácio. Apenas Fernanda sobreviveu ao ataque.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil