Fla x Flu: Clubes são denunciados no STJD por briga entre torcedores em clássico; pena máxima é de até R$100 mil

Flamengo e Fluminense foram denunciados ao STJD por conta da briga entre torcedores que aconteceu na Rua São Francisco Xavier, próximo ao Colégio Militar no dia do clássico Fla x Flu. Os times foram autuados no artigo 213, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que fala sobre deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto, no caso do tricolor carioca que era visitante na partida também foi adicionado o seguinte parágrafo: “Caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato.”.

Durante o confronto três homens foram detidos pela Polícia Militar, também houve a apreensão de uma arma de fogo e uma detenção por furto.

A denúncia explica:

“Ora, seguindo o entendimento já emanado em recente julgado, entende essa Procuradoria que, para além dos critérios objetivos supramencionados, o art. 146 da Lei 14.597/2023, por sua vez, fala em segurança antes, durante e após o evento desportivo, deixando clarividente que a responsabilidade das equipes dos jogos, é objetiva, abarcando o cenário ‘antes’, ‘durante’ e ‘depois’, de modo que atos como o ocorrido no presente caso não só podem, como devem, ser prevenidos pelos clubes, ainda que ocorram ‘fora’ da praça de desporto”.

Bruno Spindel, o diretor executivo de futebol do Flamengo, também recebeu uma denúncia por ter ofendido o árbitro Raphael Claus e pode ser suspenso entre 15 a 90 dias, além de poder ter que pagar uma multa de atéR$ 100 mil, Spindel fez gestos ao juiz que indicavam roubo.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Reprodução/Redes sociais