Bola de Ouro critica Real Madrid após boicote: ‘Não aceita que o vencedor não seja ele’
O editor-chefe da revista francesa France Football, responsável pela organização do prêmio da Bola de Ouro, Vincent Garcia, se pronunciou em entrevista ao L’Équipe a respeito da polêmica envolvendo Vinicius Jr. e do boicote realizado pelo Real Madrid. O clube não compareceu na cerimônia de premiação após descobrir que o brasileiro, que era visto como favorito, não seria o vencedor, o time tinha três jogadores disputando na categoria. Vincent rebateu as críticas de que a premiação não teria sido justa:
“Evidentemente, Vinicius certamente sofreu com a presença de [Jude] Bellingham e [Dani] Carvajal no top 5 porque, matematicamente, isso lhe tirou alguns pontos. Isso também resume a temporada do Real Madrid, que teve entre 3 e 4 jogadores, e os jurados dividiram suas decisões entre eles, o que beneficiou Rodri.”
Ele também comentou sobre a postura do clube, a Bola de Ouro tinha o hábito de revelar o vencedor da premiação antes da cerimônia, nesta edição o protocolo foi alterado e pela primeira vez o resultado não foi revelado antecipadamente, o que teria frustrado o time de Madrid.
“Tive muita pressão do Real Madrid, mas, como acontece com outros clubes, fui sempre claro, justo e talvez o meu silêncio os levou ao limite. Mas foi o mesmo que com os outros. Fiquei desagradavelmente surpreendido com a sua ausência [do clube, na gala]. Fomos muito claros com eles e com todos os outros clubes. No último minuto, não sei porquê, eles queriam mudar a regra. Quando o Real Madrid tomou a sua decisão, não tenho a certeza se não houve alguma decepção.”
O dono da revista, Vincent Duluc, também criticou o clube espanhol:
“O Real Madrid, que não aceita que o vencedor não seja conhecido antecipadamente, nem que não seja ele, acabou por recusar vir para o boato da derrota de Vinicius, fazendo reféns seus outros vencedores, Carlo Ancelotti e Kylian Mbappé, em particular”.
Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, recebeu o prêmio de melhor técnico da temporada e não foi receber o troféu, assim como Kylian Mbappé que conquistou o troféu Gerd Muller junto com Harry Kane pelo maior número de gols.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Reprodução/Instagram