‘Kit Demolição’: PM remove mais de 5.700 barricadas do tráfico e da milícia só em 2024

Conforme apurou o EXTRA, entre janeiro e setembro de 2024, a Polícia Militar removeu 5.709 barricadas colocadas na entrada de territórios dominados pelo tráfico e pela milícia no Estado do Rio. O número supera 50% das remoções de barreiras no mesmo período de 2023, quando foram retirados 3.804 bloqueios. A corporação faz a retirada dos obstáculos por meio dos “kits de demolição”, conjunto formado por um retroescavadeira, um veículo-prancha de transporte do maquinário e um caminhão basculante para a retirada do entulho.

As barricadas ganharam destaque até no Google Maps, serviço da gigante de buscas usado como instrumento de geolocalização e aplicativo de trânsito. Algumas são listadas até como “marco histórico”, “marco cultural” ou “atração turística”.

Por meio de nota, o Google afirmou que qualquer usuário pode sugerir a retirada de um local ou inserir um novo. A companhia ressaltou ainda que possui políticas sobre o que pode ser adicionado à plataforma, ressaltando que “qualquer pessoa pode denunciar avaliações, locais enganosos e conteúdo inapropriado”.

Os “kits” são usados principalmente na capital, na Baixada Fluminense e em São Gonçalo. O Núcleo de Apoio às Operações Especiais (Naoe), responsável pelo maquinário e treinamento dos policias na nova função, é subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE), de forma que os agentes só entram em ação depois que o território é estabilizado pelos grupos táticos.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação