Capitais terão apenas duas mulheres prefeitas a partir de 2025
Apenas duas mulheres se elegeram prefeitas em capitais nas eleições municipais de 2024, encerradas neste domingo (28). Em Aracaju, Emília Corrêa (PL) comandará a capital sergipana. Em Campo Grande, por sua vez, a atual prefeita, Adriane Lopes (PP), se reelegeu neste domingo (27).
Em 2020, só uma mulher foi eleita para a prefeitura de uma capital. Cinthia Ribeiro (PSDB) que esse ano não disputou a reeleição em Palmas, Tocantins. Em Campo Grande, Adriane Lopes havia sido eleita como vice nas eleições passadas.
No primeiro turno nenhuma mulher foi eleita como prefeita nas capitais.
Emília Correa (PL) é a primeira mulher eleita como prefeita em Aracaju, começou a carreira na política em 2012, quando foi eleita vereadora suplente. Depois, foi eleita vereadora nas duas eleições seguintes, 2016 e 2020.
Adriane Lopes (PP) é a atual prefeita de Campo Grande e se reelegeu com 222.699 votos (51,45%). A concorrente, também uma mulher, Rose Modesto, recebeu 210.112 votos (48,55%). Adriane assumiu a prefeitura de Campo Grande há dois anos, quando Marquinhos Trad (PDT) renunciou ao cargo com o objetivo de disputar o governo de Mato Grosso do Sul.
Créditos da imagem: Reprodução / Instagram
Escrito por: Rafael Ajooz