Caso Marielle: Lessa e Queiroz vão à júri popular nesta quarta-feira (30)
A Justiça do Rio marcou para a próxima quarta-feira (30) o júri popular que vai julgar os ex-PM Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, acusados de assassinarem a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes em 2018. Prevista para as 9h, a audiência foi marcada pelo 4º Tribunal do Júri do Rio, no Centro da capital. Os réus participam do julgamento por videoconferência, a partir dos presídios onde estão.
Presa desde 2019, a dupla já confessou a participação no crime. Em sua delação premiada, Lessa admitiu ser um dos autores dos disparos e afirmou que a morte da parlamentar foi encomendada pelos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão num acordo milionário. Além disso, o ex-PM ainda mencionou na delação o delegado Rivaldo Barbosa, suspeito de ter atrapalhado as investigações para proteger os Brazão. Os três foram presos em março deste ano, mas todos negam as acusações.
Já Queiroz delação de Élcio de Queiroz, em junho de 2023, havia apontado Lessa como o responsável pelos disparos contra Marielle e Anderson. Ele admitiu dirigir o Cobalt prata usado no ataque. O veículo, que nunca foi encontrado, passou por um “desmanche” nas peças, o que levou à prisão de Edilson Barbosa das Santos, o Orelha, e ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel, que teria ajudado Lessa e Queiroz a se desfazerem do veículo.
O julgamento será transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio no YouTube.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução