Estudo revela crescimento de 56,2% na movimentação econômica carioca do setor audiovisual nos últimos 3 anos

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta quarta-feira (23), o estudo “Economia do Audiovisual Carioca”, que revela um crescimento de 56,2% na movimentação econômica do setor audiovisual nos últimos três anos. Em 2023, o impacto econômico dessa indústria foi de R$ 4,2 bilhões, consolidando o audiovisual como a décima maior atividade econômica da cidade e gerando mais de 20 mil empregos.

O estudo, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) e de Cultura (SMC), com apoio da RioFilme, destaca que o setor gera empregos qualificados, com baixo impacto ambiental e grande efeito multiplicador. Em 2023, a arrecadação de ISS proveniente do audiovisual somou R$ 72,1 milhões.

Nos últimos três anos, a Prefeitura do Rio investiu R$ 139,4 milhões no setor por meio do programa Pró-Carioca Audiovisual, com R$ 60,8 milhões aplicados apenas em 2022. O Rio de Janeiro também se consolidou como a cidade com o maior número de diárias de filmagem na América Latina, com 7,9 mil autorizações emitidas pela Rio Film Comission em 2023, superando grandes centros como Paris e Cidade do México.

Desde 2021, os editais da RioFilme possuem dispositivos inclusivos, favorecendo projetos liderados por mulheres, negros, indígenas, pessoas trans e com deficiência. Propostas de proponentes oriundos de áreas de baixo IDH também recebem pontuação adicional, ampliando as chances de seleção.

Segundo o estudo, 18% dos projetos inscritos entre 2021 e 2023 eram de proponentes de áreas de menor IDH, dos quais 29% foram selecionados. A inclusão de grupos historicamente marginalizados também teve resultados expressivos, com um aumento de 73% entre as propostas inscritas e as selecionadas por pessoas negras, indígenas, trans ou com deficiência.

Estudos internacionais, como o relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoiado pela Netflix, mostram que o Brasil está entre os três maiores mercados audiovisuais da América Latina, com o setor audiovisual latino-americano gerando uma receita de US$ 20 bilhões em 2021. A projeção é de crescimento contínuo até 2027.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio