Brasil assumirá presidência do Brics em 2025 e sustentabilidade terá maior destaque
Encerra nesta quinta-feira (24/10) a 16ª Cúpula do Brics, que ocorre em Kazan, na Rússia. Nesse encontro, ocorre a passagem de bastão da presidência russa para o Brasil, que assumirá o comando do bloco em janeiro 2025. O mandato tem duração de um ano.
O presidente Lula anunciou, durante discurso em sessão plenária de líderes, que o lema da presidência brasileira será “Fortalecendo a cooperação do sul global para uma governança mais inclusiva e sustentável”.
Sendo assim, temas que já vêm sendo falados durante o G20, como a reforma de mecanismos de governança global e o desenvolvimento sustentável, estarão inclusos na agenda do bloco em 2025.
Lula destacou que a gestão vai focar na “luta por um mundo multipolar e por relações menos assimétricas entre os países”.
Outro ponto importante que deve entrar na pauta é a criação de um sistema de pagamentos para transações comerciais entre países que compõem o bloco. A medida seria uma uma forma de sair da dependência do dólar.
O tema também foi abordado no discurso de Lula à Cúpula do Brics.
“Não se trata de substituir nossas moedas. Mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional”, argumentou o presidente.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz