Anvisa autoriza testes com comprimido contra dengue

Nesta segunda-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou os testes clínicos de fase 2 de um comprimido capaz de combater a dengue. Nessa fase, são avaliados a farmacocinética, a segurança e a eficácia do medicamento oral chamado EYU688.
Atualmente, não existe medicamento específico para atuar como um antiviral da doença e o tratamento recomendado consiste em lidar com os sintomas, como a desidratação e a intensa dor nos olhos.
“Essa aprovação representa um passo importante para encontrar novas alternativas no tratamento da dengue, uma doença que afeta milhões de pessoas e carece de opções terapêuticas eficazes, além do manejo sintomático”, diz a autarquia em nota.
A agência recebeu o sinal verde para prosseguir nos testes após rigorosa análise da documentação submetida, que incluiu dados dos estudos clínicos de fase 1 e dos pré-clínicos, em animais e laboratório.
O medicamento será testado em pacientes infectados com qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. O estudo é do tipo randomizado duplo-cego, ou seja, parte dos participantes receberá o novo fármaco, e os demais receberão placebo sem que saibam, na tentativa de analisar e comparar os resultados.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Freepik