Lula participa do Brics e pede paz: ‘Gaza se tornou maior cemitério do mundo’

Lula participou por videoconferência da reunião ampliada da 16ª Cúpula do Brics e comentou sobre o conflito de Israel com a Palestina e com o Líbano, e também comentou sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia, o presidente considera que é possível que estes confrontos atinjam patamares mundiais.

Ele citou a fala do presidente da Turquia, Recep Erdogan, durante a Assembleia Geral da Nações Unidas sobre a situação enfrentada em Gaza:

“Como disse o presidente Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Essa insensatez agora se alastra pela Cisjordânia e para o Líbano”

E completou:

“Muitos insistem em dividir o mundo entre amigos e inimigos, mas os mais vulneráveis não estão interessados em dicotomias simplistas. O que eles querem é comida farta, trabalho digno e escolas e hospitais públicos de acesso universal e de qualidade. Meio ambiente sadio, sem eventos climáticos que põem em risco sua sobrevivência. É uma vida de paz, sem armas, que vitimam inocentes”

Lula não participou presencialmente do encontro porque sofreu um acidente doméstico no último sábado (19) e recebeu a orientação médica de repouso, novos exames serão realizados na sexta-feira (25) para reavaliar a situação de saúde do presidente.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Arquivo Onbus