Correios lança selos natalinos em homenagem aos 92 anos de Ziraldo nesta quinta (24)

Os Correios vão lançar uma série de selos natalinos nesta quinta (24), data em que Ziraldo completaria 92 anos, como forma de homenagear o legado do artista gráfico, humorista, escritor e cartunista. A cerimônia de lançamento ocorrerá no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a partir das 19h.

A seleção dos selos foi realizada pelo produtor Tarcísio Vidigal, da Filmes de Minas, em conjunto com o Instituto Ziraldo, que escolheu quatro desenhos emblemáticos do acervo do artista. O primeiro selo apresenta um Papai Noel, desenhado na década de 1970, que Ziraldo descreveu como o seu “mais solto e bem resolvido”. O segundo selo traz a capa da revista “A Turma do Pererê” de 1975, adaptada para o Natal de 2024. O terceiro selo é uma ideia a lápis de cor do Menino Maluquinho, enquanto o quarto apresenta um desenho original criado para o cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001.

Com uma tiragem total de 160 mil exemplares, cada selo terá o valor facial de R$ 2,55 e será impresso em papel cuchê gomado pela Casa da Moeda do Brasil. As técnicas utilizadas incluem nanquim, aquarela líquida, lápis de cor e pintura digital.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, expressou sua satisfação:

“É uma honra ter os traços de Ziraldo registrados nos selos postais. Seu talento único trouxe à literatura infantil uma nova forma de contar histórias e abordou temas sociais de maneira crítica e criativa, tornando seu legado inestimável à cultura nacional”

Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo, também comentou:

“Essa homenagem dos Correios é motivo de grande alegria para nós. Ziraldo é para todas as idades, em todos os tempos!”

A relação de Ziraldo com os Correios remonta a 1994, quando ele ilustrou os tradicionais selos de Natal, trazendo personagens icônicos que celebravam a data. O artista destacou na época a importância de um selo para qualquer artista gráfico e expressou sua felicidade em perpetuar seus personagens com importância nacional.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação