Seap anuncia edital para compra de bloqueadores de celular em presídios do RJ

A secretária estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, anunciou nesta terça-feira (22) que, em 15 dias, será lançado um edital para aquisição de bloqueadores de celular nos presídios do Rio de Janeiro. O processo já está em fase de licitação e o edital será publicado na primeira semana de novembro.

A medida foi destacada no mesmo dia em que a Polícia Civil do RJ deflagrou a Operação 13 Aldeias, que combate a facção criminosa Povo de Israel (PVI), responsável por golpes de falso sequestro organizados de dentro das prisões. O PVI movimentou cerca de R$ 70 milhões em extorsões nos últimos dois anos, utilizando celulares contrabandeados.

Desde 2023, a Polícia Penal do RJ apreendeu quase 6 mil celulares com detentos da facção. Só nesta terça-feira, foram encontrados 120 aparelhos. A secretária ressaltou a importância de impedir o uso de celulares dentro das unidades prisionais, mas explicou que os bloqueios realizados até agora também afetam áreas ao redor dos presídios, como o 14º BPM em Bangu.

O PVI, fundado em 2004, opera em 13 unidades prisionais e influencia cerca de 18 mil detentos. A facção, composta principalmente por criminosos rejeitados por outras organizações, como estupradores e pedófilos, tem ramificações no Espírito Santo e São Paulo.