Central de Inteligência da Prefeitura do Rio ajuda Polícia Militar a encontrar quadrilha de roubo de carros

Inaugurada em junho deste ano, a Central de Inteligência e Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (Civitas) já está auxiliando na busca de criminosos. As câmeras de segurança da Prefeitura ajudaram a capturar três homens e um adolescente suspeitos de fazerem parte da quadrilha de roubo de veículos.

Os suspeitos estavam em um carro roubado e se preparavam para cometer outros crimes, na Zona Norte. A placa do veículo havia sido cadastrada no Cerco Eletrônico da Civitas, no último sábado, às 21h41, a pedido das polícias Civil e Militar. A Civitas cruzou as informações, como o histórico de movimentação do veículo pela cidade, e conseguiu traçar um padrão de deslocamento.

Após localizar o veículo na área do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, a Civistas alertou a Polícia Militar. O sistema monitorou em tempo real o deslocamento dos criminosos, que se dirigiram à Tijuca. Imediatamente, policiais do 6º BPM (Tijuca) foram acionados.

Por volta das 00h18 de domingo, a Polícia Militar interceptou o carro. Durante a abordagem, os criminosos reagiram e atiraram contra os policiais, mas ninguém ficou ferido. Além das prisões, a PM conseguiu recuperar o veículo roubado.

Também foram apreendidos duas pistolas, munições e quatro celulares. Os três homens maiores de idade possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas, receptação, roubo e furto.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução