Transplantados com HIV: Justiça mantém prisão de coordenadora do PCS Saleme

A Justiça do RJ manteve, nesta segunda-feira (21), a prisão de Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme. Ela é suspeita de estar envolvida na emissão de laudos falsos que tiveram como consequência a infecção por HIV de seis pacientes transplantados.

Ela foi presa no domingo (20), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, durante operação da Delegacia do Consumidor (Decon).

O técnico de laboratório Ivanilson Santos, preso na segunda-feira (14), disse, em depoimento, que Adriana teria ordenado que a equipe economizasse no controle de qualidade.

De acordo com as investigações, houve uma falha operacional no controle de qualidade aplicado nos testes, com o objetivo de reduzir custos. A análise das amostras era feita diariamente, mas passou a ser semanal.

Segundo o delegado Wellington Pereira, responsável pelas investigações, Adriana negou as acusações.

Ao ser perguntada por jornalistas sobre a falha que levou à infecção de pacientes transplantados, Adriana respondeu: “Humana”. Indagada sobre de quem seria a responsabilidade, disse apenas que: “Quem realizou o exame já está sendo punido”.

O portal de notícias g1 não conseguiu contato com a defesa de Adriana.

Créditos da imagem: Reprodução/SBT

Escrito por: Rafael Ajooz