ONU denuncia autoridades israelenses por bloqueio da entrada de suprimentos essenciais em Gaza

O comissário-geral da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa), Philippe Lazzarini, denunciou, nesta segunda-feira (21), que as autoridades israelenses estão bloqueando a entrada de suprimentos essenciais, como medicamentos e alimentos, no norte de Gaza. Em uma publicação nas redes sociais, Lazzarini declarou:

“As autoridades israelenses continuam a negar que missões humanitárias cheguem ao norte com suprimentos essenciais. Hospitais foram atingidos e ficaram sem energia, enquanto pessoas feridas ficaram sem cuidados”

A situação é alarmante, com os abrigos da Unrwa tão superlotados que muitas pessoas deslocadas são forçadas a viver em condições precárias, até mesmo nos banheiros.

“É um cenário desolador. As pessoas estão em busca de abrigo e dignidade, mas a realidade é cruel”, lamentou o comissário.

Na semana passada, a tensão se intensificou quando o exército israelense atacou um complexo hospitalar em Deir al-Balah, no centro de Gaza, alegando que se tratava de um centro de comando do Hamas. Esse ataque resultou em um impacto significativo nos serviços de saúde da região, com a Unrwa informando que os combates interromperam uma campanha de vacinação em uma escola atingida em Nuseirat.

Lazzarini também criticou a estratégia de negar assistência humanitária para fins militares, afirmando:

“Negar e armar assistência humanitária para atingir propósitos militares é um sinal de quão baixa é a bússola moral. A assistência deve chegar a todos os necessitados em Gaza: civis, incluindo crianças e reféns. Ninguém deve implorar para ajudar ou ser ajudado. Um cessar-fogo é o começo para pôr fim a esse pesadelo sem fim”

Em meio a essas tensões, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, contatou o secretário-geral da ONU, António Guterres, solicitando a retirada das forças de paz da ONU do sul do Líbano, temendo que a presença da missão internacional colocasse seus membros em risco.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Denis Balibouse/Reuters