Mangueira escolhe samba-enredo da parceria de Lequinho e Fionda para 2025, com letra que evidência história dos povos bantus

Na madrugada deste domingo (20), a Mangueira definiu o samba-enredo vencedor do Carnaval de 2025. A escola vai levar à Sapucaí o enredo “A Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, que é uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social. A composição vencedora é dos compositores Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Júlio Alves, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim. 

O Compositor Lequinho é o maior vencedor de sambas-enredo da Estação Primeira de Mangueira com 13 vitorias e um tricampeonato consecutivo. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo vai levar para a avenida um olhar sobre a presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro. 

Os povos bantus representaram a maioria dos negros que foram escravizados e trazidos ao Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira vai retratar a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu em solo carioca. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Deivid Maldonado