Barcas: empresa que vencer nova licitação deverá operar linhas sociais

Na última semana, a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) divulgou o edital de licitação para contratar uma empresa especializada na operação, administração e manutenção do serviço das barcas. A disputa é na categoria de menor preço e ocorrerá de forma eletrônica no dia 22 de novembro, através do portal de compras do governo do Rio de Janeiro.

A empresa que apresentar a melhor proposta abaixo do valor estimado em R$ 1.446,40, por trecho percorrido, vencerá o certame. Outro ponto destacado pelo documento é que toda a arrecadação da bilhetagem será destinada aos cofres públicos.  A CCR Barcas, atual empresa que gere o transporte de barcas, encerrará sua participação em fevereiro de 2025.

De acordo com o secretário da pasta, Washington Reis, a vantagem dessa nova etapa é que o Estado terá maior controle sobre toda a operação do modal, facilitando ajustes, como o aumento na oferta de intervalos entre embarcações e a possibilidade de permitir linhas sociais.

O dinheiro agora fica no caixa do Estado. Vamos pagar o que vale o serviço. Não vai mais acontecer de uma empresa alegar prejuízo durante a operação. Esse é o mesmo modelo que vamos adotar na SuperVia: contratos mais curtos e ágeis. Isso vai possibilitar, por exemplo, que Niterói crie subsídio de aproximadamente R$ 1 milhão e faça a tarifa de quem mora na cidade reduzir. Estamos muito animados com essa nova etapa“, afirmou.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Wikimedia