Ibama apreende 50 aranhas escondidas em bagagem com brinquedos
Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu na última sexta-feira (18) 50 aranhas da família Theraphosidae, conhecida popularmente como caranguejeiras, no Centro de Triagem Internacional dos Correios, em São Paulo. Os animais estavam escondidos entre brinquedos, roupas infantis e itens escolares numa bagagem de um brasileiro que chegava à São Paulo após uma viagem a Bélgica.
Segundo o Ibama, o homem não tinha licença ambiental para transportar os aracnídeos. Ele responde pelo crime de tráfico ilegal dos animais silvestres, e foi multado em R$ 12 mil.
Após a apreensão, as aranhas foram encaminhadas ao Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantã (SP).
“O tráfico ilegal de animais continua a ser um grande desafio no Brasil, tanto por sua abrangência quanto pelos danos ambientais causados. Para minimizar essa ameaça, o Ibama reforça a importância da conscientização da sociedade sobre o impacto do comércio ilegal de espécies, além de manter operações constantes em portos, aeroportos e recintos alfandegários”, informou o órgão em nota.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/Ibama