G20: Rio terá megaferiadão entre os dias 15 e 20 de novembro

A cidade do Rio de Janeiro terá um megaferiadão de seis dias em novembro, coincidente com a realização da cúpula do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas durante o período em que a cidade estará recebendo chefes de Estado e suas comitivas, facilitando o deslocamento e o planejamento das reuniões paralelas do evento.

O feriado será intercalado entre duas datas comemorativas: o Dia da Proclamação da República, na sexta-feira (15), e o Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20). A medida foi aprovada por um projeto de lei na Câmara dos Vereadores e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, que declarou feriado nos dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira, justamente quando as autoridades estarão no Rio.

Com o fim de semana no meio (16 e 17 de novembro), o megaferiadão terá início na sexta-feira, dia 15, e se estenderá até a quarta-feira, dia 20, totalizando seis dias de pausa para diversos setores da cidade.

No entanto, algumas atividades estarão excluídas do feriado, como o comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis e pousadas, centros comerciais e shoppings, além de estabelecimentos culturais, como teatros e cinemas. Pontos turísticos, empresas jornalísticas, de radiodifusão e de televisão por assinatura também não estarão contempladas pela paralisação. Indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento 3, 4 e 5, assim como padarias e empresas que operam com trabalho remoto, também seguem funcionando normalmente.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Internet