Argentina analisa pedido de extradição de 63 brasileiros envolvidos em atos de 8 de janeiro
O governo da Argentina informou nesta quinta-feira (17) que está analisando o pedido de extradição de 63 brasileiros acusados de envolvimento na invasão das sedes dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro. A solicitação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil a formalização do pedido.
Manuel Adorni, porta-voz do governo argentino, confirmou em coletiva de imprensa que a requisição foi recebida formalmente e está sob análise pelas autoridades competentes.
“O pedido chegou ontem e as áreas correspondentes estão avaliando”, declarou Adorni, sem especificar um prazo para a resposta oficial.
Os 63 brasileiros citados no pedido de extradição são investigados na Operação Lesa Pátria por participação nos ataques de 8 de janeiro. Segundo a Polícia Federal, eles teriam deixado o Brasil por vias terrestres, buscando refúgio na Argentina ao alegar perseguição política. Há cerca de três meses, o governo argentino já havia informado ao Itamaraty sobre a presença de brasileiros condenados pelos atos e que estão considerados foragidos no país vizinho.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles