Presidente da CBF fala que decisão por adiamento de jogos da Copa do Brasil foi imparcial

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou sobre o adiamento das partidas de semifinal da Copa do Brasil envolvendo Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Vasco. O pronunciamento aconteceu após a partida da Seleção Brasileira contra o Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A decisão da CBF pela mudança na data das partidas gerou polêmicas e levou Vasco e Corinthians a abrir uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas o resultado não foi positivo. Ednaldo afirmou:

Essa parte de competições é tocada pela diretoria de competições. A partir do momento em que houve as notificações da Conmebol com relação à data, o Julio (Avellar, diretor) e o departamento de competições falaram com todos os clubes. Mesmo sabendo que a CBF tem a prerrogativa por conta do regulamento geral de competições, por conta do estatuto, da própria Constituição Federal, ela gosta de ouvir e ouviu os quatro clubes e definiu pela situação, mesmo tendo dois a favor e dois contra. (…) Temos os filiados sempre como parceiros, a CBF jamais vai litigar contra filiados, respeita o posicionamento de cada um, mas ela também tem a sua posição em relação àquilo que é o melhor para o futebol brasileiro de uma forma que seja imparcial, como assim aconteceu. 

Os clubes que apelaram contra a decisão clamaram que o adiamento favorecia os clubes rivais, a seleção brasileira iria treinar no CT do Corinthians para a Data Fifa mas a indisposição do time com a CBF fez com que os treinos fossem transferidos para o Palmeiras.

O Vasco enfrenta o Atlético – MG neste sábado (19) em São Januário, o jogo da ida terminou com um placar de 2 a 1 favorável para o time mineiro. Já o Corinthians recebe o Flamengo no domingo (20) na Neo Química Arena, o Rubro-Negro saiu na vantagem na primeira partida e venceu por 1 a 0. As partidas estavam inicialmente agendadas para o meio desta semana.

Por: Victoria Brasil

Imagem: Lucas Figueiredo/CBF