EUA entra de vez na guerra entre Israel x Irã ao atacar Houthis no Iêmen

Os Estados Unidos, cumprindo as declarações de que apoiariam Israel contra o Irã, atacaram, nesta quinta-feira (17), instalações de armazenamento de armas do grupo xiita Houthis no Iêmen, segundo comunicado pelo Pentágono no X.

Lloyd Austin, secretário de defesa dos EUA, disse que os militares dos Estados Unidos fizeram ataques de precisão contra cinco posto de armazenamento subterrâneos de armas do Houtis, grupo que seria financiado pelo Irã, usando-se, também, de bombardeiros B-2 da força aérea dos EUA.

“Esta foi uma demonstração única da capacidade dos Estados Unidos de atingir instalações que nossos adversários buscam manter fora de alcance, não importa quão profundamente enterradas, reforçadas ou fortificadas estejam”, disse Austin, em comunicado.

O Comando Central dos EUA afirmou que as ações de ataque no Iêmen foram tomadas “para degradar a capacidade dos Houthis de continuar seus ataques imprudentes e ilegais à navegação comercial internacional”, ressaltando que teve como alvo instalações subterrâneas que abrigavam “mísseis, componentes de armas e outras munições usadas para atingir embarcações militares e civis em toda a região”.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz