Governo Federal decide que Brasil não adotará horário de verão em 2024
O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (16) que decidiu pela não adesão ao horário de verão em 2024, a medida estava sendo estudada e foi colocada para discussão em uma reunião. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou:
“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão. “Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o verão de 2025/2026]”
Ele acrescentou:
“É importante que esta política seja sempre considerada. [O horário de verão] não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político, pois tem reflexos tanto positivos, quanto negativos, no setor elétrico, quanto na economia [em geral], devendo estar sempre na mesa”
O horário de verão foi descartado durante o governo Bolsonaro em 2019, a justificativa foi que os hábitos da população haviam mudado com o passar dos anos e que o horário do pico de uso de energia não era mais o mesmo, tornando a medida não mais necessária.
O Brasil havia voltado a considerar a medida por conta do alto número de queimadas neste ano, levando ao agravamento da crise climática.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Arquivo Onbus