Escolas devem reajustar mensalidades em até 10% em 2025

Segundo o Grupo Rabbit, empresa de consultoria especializada em instituições de ensino, as escolas particulares brasileiras devem ajustar o valor da mensalidade em até 10% no ano letivo de 2025, percentual que representa o dobro da inflação estimada pelo Banco Central para o final deste ano, de 4,3%. A pesquisa entrevistou 680 escolas por todo o país e mostrou que a região Sudeste vai registrar as maiores altas no bolso dos pais.

Minas Gerais deve registrar 10% de reajuste. Em São Paulo, que concentra a maior quantidade de escolas privadas, a média esperada de reajuste é de 9,5%, enquanto no Rio de Janeiro, a alta prevista é de 9%.

Christian Rocha Coelho, CEO do Grupo Rabbit, aponta que o reajuste é definido com base em três fatores principais: a inflação do período, os investimentos realizados pelas escolas e o aumento salarial dos professores. Além disso, a pesquisa sinaliza que o aumento nas mensalidades funciona como uma estratégia para compensar os prejuízos ocorridos durante a pandemia, período em que houve uma redução no número de alunos, aumento da inadimplência e maior concessão de descontos.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução