Pé de alpinista desaparecido há 100 anos é encontrado no Evereste

Foi encontrado pé de alpinista desaparecido há 100 anos no Evereste. É um dos maiores mistérios do alpinismo, mas esta pista poderá ajudar a solucioná-lo. Em 1924, 29 anos antes daquela que é considerada a primeira subida bem-sucedida ao cume do monte Evereste, os ingleses Andrew Comyn “Sandy” Irvine e George Mallory desapareceram enquanto tentavam alcançar o topo da montanha. 

Muitos se questionam se a equipe de George Mallory e Andrew Irvine foi a primeira a alcançar o cume do Everest, quase 30 anos antes de Edmund Hillary e Tenzing Norgay. Ao longo dos anos, houve tentativas de encontrar o corpo de Irvine, que supostamente carregava uma câmera com filme não revelado, o que poderia confirmar sua conquista. Atualmente, as autoridades britânicas estão analisando uma amostra de DNA de um pé encontrado, que, segundo a equipe de filmagem, pertence a Irvine, já que a meia dentro da bota tem as iniciais “A.C. Irvine”. 

Durante a filmagem de um documentário da National Geographic, a equipe liderada por Jimmy Chin encontrou um pé exposto pelo derretimento do gelo no Everest, com a meia bordada com “A.C. Irvine”. As autoridades britânicas estão realizando testes de DNA para confirmar a identidade. Além disso, foi encontrado um cilindro de oxigênio de 1933, indicando que o corpo de Irvine pode estar nas proximidades. A descendente de Irvine, Julie Summers, ficou emocionada com a descoberta.  

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução