Pacientes transplantados testam positivo para HIV no RJ e laboratório responsável é interditado pela Anvisa

O laboratório que realizava transplantes de órgãos para o Estado do Rio foi fechado pela vigilância sanitária após pacientes transplantados testarem positivo para HIV depois de terem seu transplante realizado. Diversas irregularidades foram encontradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o caso está sendo investigado pelo Ministério Público.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) ao Jornal Extra, um paciente que recebeu um coração e após uma série de exames e sintomas testou positivo para o HIV. Outros cinco pacientes também testaram positivo, o Hemorio está realizando mais testes em pessoas que foram operados pelo laboratório.

A Secretaria de Saúde do Estado publicou uma nota e considerou o caso inadmissível, foi criada uma comissão multidisciplinar para acolher os pacientes afetados.

A teoria é de que o laboratório não estava realizando testes necessários nos doadores de órgãos, esses exames servem para preservar a saúde daqueles que irão receber o órgão.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Arquivo Onbus