Copa do Brasil: STJD julgará processos de Vasco e Corinthians sobre adiamento de jogos nesta sexta-feira (11)

Nesta sexta-feira (11), o STJD vai julgar os pedidos de Corinthians e Vasco, clubes que debatem a alteração feita pela CBF, que colocou as partidas de volta da semifinal da Copa Betano do Brasil no final de semana dos dias 19 e 20 e antecipou jogos do Brasileirão Betano para o meio de semana anterior, após data da FIFA.  

A alteração feita pela entidade máxima do futebol brasileiro aconteceu depois de uma solicitação do Atlético-MG, adversário do Vasco na semifinal, e do Flamengo, opositor do Corinthians. Os dois times queriam evitar entrar em campo nos jogos decisivos sem os jogadores convocados para defender suas seleções nacionais durante a Data Fifa. O pedido inicial, mesmo tendo sido negado por Vasco e Corinthians após consulta, foram atendidos pela CBF, o que ocasionou nessa abertura de processo vis STJD.  

O Regulamento Geral de Competições concede à CBF vantagem de ajustar o calendário, já que como organizadora dos campeonatos em questão, a entidade pode ser uma das solicitantes desse tipo de alteração, assim como a TV detentora dos direitos de transmissão e, também, os clubes mandantes das partidas. 

Ainda assim, o Corinthians alega que a mudança de datas compromete a imparcialidade da competição e vai contra o regulamento. O clube se manifestou contrário em nota oficial, quando também comunicou que entraria com uma ação no STJD: 

“Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas.” 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução