Nesta quinta-feira (10), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a tributação dos milionários está entre os cenários que o governo federal estuda para equilibrar possíveis perdas de arrecadação, caso sejam feitas novas correções na tabela do imposto de renda com o objetivo de aumentar a faixa de isenção. A medida de tributar os super-ricos deve isentar a cobrança do IR para quem ganha até R$ 5000, conforme o presidente Lula afirmou em sua campanha.

São quatro cenários, e em cada cenário eu tenho alguns exercícios sobre os parâmetros de cada um desses cenários. Então, não é uma coisa simples”, disse o ministro.

Segundo Haddad, o presidente ainda está avaliando várias alternativas e ainda não deu uma resposta final. Além disso, o ministro afirmou que a reforma será “neutra” e que não tem pressa para dar uma conclusão no assunto.

Não estamos com nenhuma pressão sobre esse assunto porque há alguns critérios que o presidente faz questão que a medida atenta. O primeiro deles é o fato de que ela tem que ser uma reforma neutra do ponto de vista arrecadatório”, disse.

Não tem uma proposta fechada ainda. É importante também, assim como na reforma sobre o consumo, nós estamos procurando nos aproximar do que é a média da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. Qual é o padrão da OCDE? De taxa efetiva de pagamento de pessoa jurídica e pessoa física, para chegar em uma efetividade semelhante à média do OCDE”, completou.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução