Unicef aponta que 1 em cada 8 mulheres é vítima de violência sexual
Nesta quinta-feira (10), um relatório realizado pelo Fundo das Nações Unidas sobre a Infância (Unicef) revelou que mais de 370 milhões de mulheres, o equivalente a 1 em cada 8, foram agredidas sexualmente ou estupradas antes de sequer completarem 18 anos. A organização chama atenção para “consequências devastadoras” na vida das vítimas e pede uma “ação mundial urgente” contra essa violência.
Segundo o Unicef, se os dados incluírem as formas de violência sexual “sem contato”, como o abuso verbal ou pela internet, o número de menores e mulheres afetadas sobe para 650 milhões em todo o mundo, o que representa 1 a cada 5, de acordo com a organização de defesa da infância.
O relatório ainda definiu a faixa etária de adolescentes mais atingidas: entre 14 e 17 anos. Os meninos, contudo, também são vítimas de predadores sexuais. Estima-se que entre 240 milhões e 310 milhões, 1 a cada 11, tenham sofrido estupro ou abuso sexual durante a infância.
“A violência sexual contra a infância acarreta traumas profundos e duradouros, muitas vezes causados por pessoas que as crianças conhecem e em quem confiam, e em lugares onde elas deveriam se sentir seguras”, ressaltou a diretora-geral do Unicef, Catherine Russell.
O maior número de vítimas está concentrado na África Subsaariana, sendo 79 milhões de casos, seguida pela Ásia Oriental e pelo Sudeste Asiático, com 75 milhões, e pelas Ásias Central e Meridional, com 73 milhões. A Europa e América do Norte registram 68 milhões de casos, América Latina e Caribe, 45 milhões. No Norte da África e na Ásia Ocidental são 29 milhões de vítimas, e na Oceania, 6 milhões.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Unicef