Ministro das Relações Exteriores espera que conversa de Biden com primeiro-ministro de Israel diminua conflitos no Oriente Médio
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, espera que ligação agendada para esta quarta-feira (9) entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, possa amenizar a tensão no Oriente Médio.
“Eu espero que a conversa telefônica do presidente Biden com o primeiro-ministro de Israel surta efeitos, da mesma forma que o governo russo possa, em suas interações e conversas com o governo iraniano, conter o ataque ou outro tipo de ação militar. Porque disso ninguém sai ganhando. Só haverá mais mortes e perdas, inclusive, de infraestrutura nos países”
Irã realizou um ataque a Israel e existe uma expectativa de resposta, entretanto o ataque Iraniano não deixou nenhuma vítima, as ofensivas de Israel ao Líbano já deixaram mais de 2 mil mortos, além dos 41 mil palestinos assassinados no último ano na Faixa de Gaza de acordo com a revista The Lancet.
O ministro reforçou que o Brasil tenta funcionar como um mediador entre os envolvidos e na negociação pela paz:
“O número de mortos no conflito na Palestina já passa de 41 mil. No Líbano, já há 1,2 milhão de deslocados, há mais de 2 mil mortes. É isso que o Brasil, por sua tradição diplomática, tenta evitar, tenta combater, critica e está sempre pronto a manter uma conversa com qualquer país que queira trabalhar por uma solução pacífica e negociada de todas as diferenças”
Por: Victoria Brasil
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação