Inea passa a monitorar Prainha da Glória e testes apontam que água está própria para banho

A Prainha da Glória, ao lado da Praia do Flamengo, tem atraído cada vez mais visitantes. Há 2 meses, a praia começou a ser monitorada pelos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que recolhem amostras da água e monitoram a qualidade. Esses testes de balneabilidade no local apontaram, inclusive, que a praia está própria.

Estão sendo feitos testes de balneabilidade no local, e a notícia é ótima: a praia está própria para banho.

“Além de a praia estar balneável, a gente pode afirmar que a vida marinha voltou nessa região. As tartarugas voltaram. Espécies marítimas que não tinham, como cavalo marinho e diversos outros tipos de peixe, também estão de volta”, disse Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade.

O governo do estado diz que algumas obras foram cruciais para que a água ficasse mais limpa, como o desvio do Rio Carioca, que escoava para a Praia do Flamengo e que foi redirecionado para o Emissário Oceânico. Dessa forma, 20 milhões de litros de água contaminada deixaram de ser despejados diretamente na praia.

As autoridades ainda prometem fiscalização fixa a fim de identificar lançamentos irregulares de esgoto nas galerias pluviais e ao longo do Rio Carioca.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz